Repositório

Biblioteca de Conteúdos sobre Democracia e Participação

01.png

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E CONFERÊNCIAS: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DA PLURALIDADE

Débora Rezende de Almeida

As conferências de políticas públicas são instâncias participativas institucionalizadas que ofuscam a separação tradicional entre Estado e sociedade e geram dinâmicas de representação política diferentes do modelo eleitoral de democracia.

02.png

CONFERÊNCIAS NACIONAIS: AMPLIANDO E REDEF. OS PADRÕES DE PART. SOCIAL NO BRASIL

Leonardo Avrizer

As conferências nacionais se tornaram a mais importante e abrangente política participativa do Brasil. O país desenvolve uma tradição de conferências nacionais desde o início dos anos 1940, quando o governo Vargas convocou uma primeira conferência nacional de saúde.

03.png

CONFERÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO PARTICIPATIVA

Eleonora Schettini M. Cunha

O texto apresenta um estudo exploratório que visa verificar o potencial das conferências de políticas públicas para a inclusão de segmentos populacionais que têm sido tradicionalmente excluídos de processos de participação política.

04.png

EFETIVIDADE DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPATIVAS NO BRASIL: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

Roberto Rocha C. Pires

Nos últimos anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assumiu um importante desafio: ajudar o país a formular estratégias abrangentes de desenvolvimento, resultantes do diálogo entre atores governamentais e sociais

05_edited.jpg

ENTRE ARTICULAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO: Os Desafios dos Sistemas Participativos no Brasil

Priscila Zanandrez Martins

Esta dissertação tem como tema principal a participação social no Brasil e a emergência dos chamados sistemas participativos. 

06_edited.jpg

A DINÂMICA DA

PARTICIPAÇÃO NO BRASIL

Leonardo Avrizer

Os estudos sobre a participação da sociedade civil nas políticas sociais avançaram muito nas últimas décadas no Brasil. 

07.png

Conferências Nacionais: atores, dinâmicas participativas e efetividade

Leonardo Avritzer e Clóvis Henrique Leite de Souza

Este livro busca refletir sobre as conf. nacionais e suas implicações. Estes proc. participat. que promovem o diál. entre Estado e sociedade nos 3 níveis da Federação vêm sendo estudados por diversas inst. de pesquisa, que, de forma colaborativa, unem esforços nesta produção conjunta.

08_edited.jpg

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO: UMA ANÁLISE DA IMPLEM. DO ORÇAM. PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Érica do Carmo

A disseminação de instrumentos de gestão para as políticas públicas, como os orçamentos participativos, em diferenles cidades do Brasil, enseja uma investigação sobre seu potencial democratizante...

18_edited.jpg

REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NAS INOVAÇÕES DEMOCRÁTICAS BRASILEIRAS

Carla B. Rosário dos Santos

A baixa presença das mulheres nos espaços onde se exerce a política tradicional tem suscitado o questionamento quanto ao aprofundamento da democracia. 

09.png

Crises na democracia e a inclusão das mulheres: trabalho precário, trabalho invisível e renda básica

Andréia Galvão, Emma Álvarez e Priscila Delgado

"Crises na democracia e a inclusão das mulheres: trabalho precário, trabalho invisível e renda básica" é o tema debatido no programa "Democracia, Bolsonarismo e crise", pelas pesquisadoras Andréia Galvão, Emma Álvarez e Priscila Delgado (mediação).

10.png

MOVIMENTOS SOCIAIS

E PANDEMIA

Luciana Tatagiba, Débora Rezende e Leonardo Avritzer

Luciana Tatagiba, Débora Rezende e Leonardo Avritzer debatem Movimentos sociais e pandemia nessa sexta-feira 12/06/20, 16h, no "Quarentena, crise da democracia e política".

11.png

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

PÓS-PANDEMIA

Giovanni Allegretti, Rebecca Abers e Leonardo Avritzer

Giovanni Allegretti (CES - Coimbra), Rebecca Abers (UNB) e Leonardo Avritzer (UFMG) debatem a Participação cidadã pós-pandemia.

13.png

Novos Dilemas da Participação,

por Wagner Romão

Wagner Româo

Em vídeo, o professor Wagner de Melo Romão (UNICAMP) fala sobre os novos dilemas da participação democrática, abordando institucionalização, políticas públicas e organização do estado.

14.png

Feminismos e democracia, por Flávia Biroli

Flávia Biroli

Flávia Biroli, cientista política e professora da Universidade de Brasília, fala sobre os feminismos, a sua relação com a democracia e a importância para os avanços brasileiros.

15.png

Eleições 2018 - Desigualdades étnico-raciais e eleições, por Mário Medeiros da Silva

Mário Medeiros da Silva

Mário Medeiros da Silva, professor de Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fala sobre as desigualdades étnico-raciais brasileiras e as eleições.

16.png

Democracia Participativa, por Giovanni Allegretti

Giovanni Allegretti

O professor do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Giovanni Allegretti, traz neste Democracia Conceitos a temática da Democracia Participativa.

17.png

Ativismo digital,

por Marisa von Bülow

Marisa von Bülow

Marisa von Bülow, doutora em ciência política e professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, fala sobre o ativismo digital e suas dimensões.

19_edited.jpg

Crises na democracia e na saúde: qual espaço para participação e ativismo?

INCT - Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

"Crises na democracia e na saúde: qual espaço para participação e ativismo?" é o tema debatido no podcast dessa semana, com os pesquisadores Letícia Birchal Domingues, Alfredo Ramos, Bruno Dias Magalhães e Leonardo Avritzer (mediação).

20_edited.jpg

Crises na democracia

e internet

INCT - Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

"Crises na democracia e internet" é o tema debatido no novo episódio do Podcast do INCT, com os pesquisadores Pedro Abelin, Teógenes Moura, Rachel Bragatto, Alana Fontenelle e Priscila Delgado (mediação).